Participação em Antologia

- Mil poemas para Gonçalves Dias - Univ. Federal do Maranhão - http://issuu.com/leovaz/docs/mil_poemas1a_-_parte_1

segunda-feira, 24 de março de 2014

A ARTE DO SILÊNCIO




                   Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que era inocente. 
              O rapaz foi solto e, após muito sofrimento e humilhação, processou o vizinho. No tribunal, o vizinho disse ao juiz: - Meritíssimo, comentários não causam tanto mal...  
               E o juiz respondeu: - Escreva os comentários que você fez sobre o rapaz, num papel. Depois pique o papel e jogue os pedaços ao longo do caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença.  
                  O vizinho obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse: - Antes da sentença, você terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem. - Não posso fazer isso, Meritíssimo. Respondeu o homem. O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não saberei onde estão.   
                   Então o juiz completou: - Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se à ponto de não podermos mais consertar o mal causado.  

   "SE NÃO SE PODE FALAR BEM DE UMA PESSOA, É MELHOR QUE NÃO SE DIGA NADA".   "SEJAMOS SENHORES DE NOSSA LÍNGUA, PARA NÃO SERMOS ESCRAVOS DE NOSSAS PALAVRAS". "NUNCA SE ESQUEÇA: QUEM AMA NÃO VÊ DEFEITOS. QUEM ODEIA NÃO VÊ QUALIDADES. E QUEM É AMIGO, VÊ AS DUAS COISAS".


Nenhum comentário:

Postar um comentário