O hoje, 25 de Julho, comemora-se o Dia Nacional da Mulher Negra.
Aprovado pela Lei nº 12.987/2014, foi motivado sob alegação da necessidade do País ter um mito feminino na luta contra a escravidão, além das datas comemorativas já existentes: Abolição da Escravatura (13 de maio) e Zumbi dos Palmares (20 de novembro). Teve como referência a senhora Tereza de Benguela, líder quilombola da segunda metade do século XVIII, onde hoje é o Estado do Mato Grosso, que trabalhou e lutou pela liberdade, vida digna e justiça social.
Devemos ter um olhar de "avanço" na nossa História, pois nossos vizinhos latino-americanos e caribenhos já comemoram desde 1992. Independente dos dados estatísticos que revelam evidências que mulheres negras são na sua maioria pobres, desempregadas e domésticas, devemos sempre valorizar além da sua beleza, a capacidade de gerenciar, administrar... e, principalmente, o privilégio de ser única e capaz de gerar vida humana.
Parabéns as Mulheres Negras e todas que embelezam e equilibram nosso País e nossas vidas, pois sem vocês, nós Homens, não somos ninguém!
Alexander Man Fu
Nenhum comentário:
Postar um comentário